AVENIDA DE CULTIVO é uma iniciativa surgida em 2021, com uma equipe de profissionais da agronomia, arquitetura e artes visuais que, juntos com colaboradores e comerciantes locais, desejam tornar a cidade um lugar mais cultivável, produtivo, acolhedor e saudável.
Para tornar viável essa realidade, o comerciante cede um espaço residual sem uso, ou subutilizado, para a produção de uma horta, integrando-se assim à rede de pequenos pontos verdes da Avenida de Cultivo em questão. O canteiro se torna, assim, de uso comum, tanto para os funcionários e clientes como para a comunidade de forma geral.
A equipe idealizadora do projeto é responsável pela implementação, fornecimento de assistência técnica e manutenção do espaço. A proposta da Avenida de Cultivo oferece, além da produção do canteiro físico, a possibilidade de instalação de uma ou mais unidades da Horta Móvel, caixas que possibilitam sua movimentação na área externa do comércio.
Após o plantio e desenvolvimento da vegetação, é instalada uma placa com mapa e localização daquela horta dentro da rede de conexões. Assim como o jardim, a rede estará sempre em processo de crescimento: os pontos de cultivo serão atualizados conforme novos espaços surjam.
HUERTO MORALES é a primeira Avenida de Cultivo idealizada. Surge em homenagem ao grande amigo, ciclista, idealizador, revolucionário, apoiador dos projetos mais ousados, incríveis e, muitas vezes, impossíveis: Antônio Carlos Cunha de Morales. Com uma personalidade contagiante, Morales acreditava num mundo mais humano, nunca desistindo das pessoas e de suas ideias, apoiando-as sempre!
Mais uma das milhares de vítimas da Covid 19, esse projeto vem como forma de homenageá-lo. Um projeto que é ligado à terra, às plantas, às pessoas e à cidade, surge como um ato de fertilizar as esperanças, os sonhos e a vida que nosso amigo sempre incentivou.
A Avenida Madre Benvenuta surge como o primeiro eixo do projeto, aproveitando sua inserção na cidade como conexão interbairros, avenida gastronômica e de serviços em expansão. A construção recente da nova ciclovia no canteiro central e, simbolicamente, a imagem sempre presente de Morales pedalando junto de seu cão Thor pela região, são fatores que embasam a nossa escolha.